Efeitos de “moiré” em serigrafia

O efeito de “moaré” é mais pronunciado se for registrado no desenho unicolor obtido com retículas pontuais ou retículas peroladas. Sabendo da importância desse fato, no curso de sublimação online da Heloart temos aulas detalhadas abordando este tema para tirar todas as suas dúvidas.

Nos procedimentos convencionais (impressão em relevo, impressão por gravura e impressão offset), o efeito “moiré” só pode ocorrer entre as séries de tons de padrões policromos. Por meio de uma angulação adequada da série de retículas o efeito aborrecedor de “moaré”.

Este efeito é perfeitamente visível em impressões ou impressões unicolour; felizmente é mascarada nos desenhos multicoloridos, mas é muito mais intensa quanto mais importante é a porcentagem de cobertura de cada cor.

Efeito Moare

Ótima tensão do tecido

As prescrições bem conhecidas relativas ao tensionamento do tecido merecem particular atenção na impressão ou impressão com grades. Certamente vale a pena lembrar, mais uma vez, os princípios fundamentais:

Um tecido muito justo e uniforme. Um dispositivo de tensionamento com acionamento pneumático garante a melhor conformidade com os altos requisitos necessários para obter um tensionamento absolutamente uniforme das quatro telas necessárias para desenhos de quatro cores.

(Controle da pressão por meio de um manômetro).

Tensionamento direto dos fios. Sabe-se que este requisito só pode ser parcialmente cumprido. Os ecrãs apresentam, em geral, ângulos irregulares, esta desvantagem só pode ser evitada utilizando uma moldura ou moldura de formato capaz de garantir uma distância mínima de 15 cm. entre a borda externa do desenho e a borda interna do quadro. A distância na direção de impressão é dada pelo mecanismo de acionamento do rodo.

Se a reprodução da grade é feita em uma tela que é muito pequena, uma parte do desenho pode ser colocada na parte não homogênea da tela não retilínea. Esta falta de uniformidade pode causar um efeito parcial “moaré”. Usando um quadro maior, as bordas da cópia ficam na parte central da tela perfeitamente tensa, onde o efeito “moiré” não ocorre. Vale lembrar que a impressão ou a impressão de retículas é comparável à impressão “raport” (registro perfeito) e, portanto, requer quadros metálicos estáveis. Esta é uma das pré-condições que devem ser cumpridas.

O treinamento da Heloart tem ajudado empreendedores a começarem do absoluto zero, veja o link: https://cursodesublimacaoonline.com/